With One Voice

With One Voice - Outubro 2022

Disponível em francêsespanhol e inglês

Bem-vindo ao boletim informativo do Conselho Internacional de Criadores de Música (CIAM).

Inscreva-se para receber o boletim informativo With One Voice aqui.

ALCAM

ALCAM : A voz dos criadores latino-americanos

Em março de 2011, em Nairobi, no Quênia, o CIAM realizou sua primeira assembleia fora do continente europeu, oficializando a criação da PACSA (Aliança de Autores Pan-Africanos). Foi a primeira aliança de autores criada fora da Europa, inspirada na ECSA (European Composer & Songwriter Alliance). As eleições foram realizadas no mesmo evento, e me tornei o primeiro não-europeu a ser eleito para o ExCo.

Pouco mais de um ano depois, em agosto de 2012, foi criada a Alianza Latinoamericana de Autores (ALCAM) no Memorial da América Latina, em São Paulo, Brasil, tendo como primeiro presidente Alejandro Guarello (Chile).

Entre os objetivos da Alcam estavam “Integrar os esforços das organizações e/ou associações musicais para que os direitos dos autores e compositores latino-americanos sejam respeitados na América Latina”, “promover o reconhecimento social do trabalho criativo dos compositores” e “gerar um espaço para encontro, informação e troca de ideias para compositores autores e compositores latino-americanos”.

Nesses primeiros dez anos de existência, a ALCAM buscou atingir esses objetivos. Promovemos diversas ações de lobby em defesa da propriedade intelectual em diversos momentos de ataque ao direito autoral, como no Brasil (2012), Peru (2014), Bolívia (2015), Equador (2016) e Chile (2022). Também organizou numerosos workshops e seminários dirigidos a jovens criadores, em cidades fora dos grandes centros, como Cochabamba e Oruro na Bolívia, Guayaquil no Equador, Tamarindo na Costa Rica e Calí na Colômbia. Tais eventos abordaram temas como direitos autorais e suas proteções, bem como trataram de questões artísticas como criação de obras musicais e produção musical.

Sucedendo a Alejandro Guarello, que foi presidente da nossa aliança durante sua primeira década, fui eleito presidente da ALCAM na assembleia realizada em agosto na mesma cidade de São Paulo, e no mesmo Memorial da América Latina que abrigou a criação da entidade. Junto com meus colegas do Conselho de Administração Magdalena Matthey (Chile), Diego Drexler (Uruguai), Geraldo Vianna (Brasil), Monica Velez (México) e Carlos Simões (Argentina), estamos cientes da missão de fortalecer a missão da ALCAM como a voz única dos criadores da música latino-americana.

Uma década após o evento de Nairóbi, e em um momento de sucessivos ataques aos direitos e remuneração de autores em todo o mundo, chegamos a um cenário global em que surgiram a Music Creator's North America (MCNA) e a APMA (Asia-Pacific Music Alliance), resultando na organização, a nível mundial, de uma grande rede de defesa dos criadores musicais, um grande guarda-chuva integrado pelo CIAM e pelas alianças continentais.

Colunista Convidado: Compositor, cantor e produtor cultural brasileiro Juca Novaes

Fake

Falso

Tenho uma confissão a fazer : outro dia eu queria escrever e não sabia que música procurar, e então foquei na lista de pianos no Spotify. Uma das músicas capturou atenção, e tive interesse em saber quem era o artista e compositor. Anotei o nome. Um pouco mais tarde, outra música apareceu, e eu verifiquei o compositor novamente. Era o mesmo cara. Um pouco estranho, mas tudo bem. Na terceira vez em que tocou uma músicade  que eu gostei, verifiquei quem a escreveu. O mesmo cara de novo ! Acontece que todas as 149 faixas desta Playlist do Spotify foram compostas e produzidas pela mesma pessoa! Fiquei imaginando quem é essa pessoa: extremamente produtiva, 149 músicas lançadas! A resposta é que ele está longe de ser encontrado! Procurei o compositor e não consegui encontrar um único site ou mídia social, sem fotos, sem shows ao vivo, sem artigos. Que estranho,  eu pensei.  Não só isso, mas também pelo fato de que existem tantos artistas diferentes por trás de Thealias, por que não apenas seu próprio nome?

Isto fortalece uma teoria que ouvi de vários colegas, mas que eu realmente não poderia descartar nem confirmar : a teoria de que a IA compõe música,  ou que o próprio Spotify contrata compositores para produzir apenas milhares de faixas, que são apresentadas nessas listas de reprodução. Neste post do Reddit algumas das teorias foram testadas e os resultados incluem bots, artistas falsos com fotos e um coletivo vegano.

Eu não sei qual é o caso por trás desse compositor, e talvez seja apenas um Compositor “faça você mesmo” lançando todas essas músicas com diferentes nomes de artistas para conquistar mais ouvintes e alimentar mais algoritmos. Eu nunca vou descobrir, porque a transparência por trás disso realmente não existe. Não importa o que aconteça, é a primeira vez na história que isso é possível. O que isso faz com o ouvinte, eles se importam com quem escreveu? E se o próprio Spotify produz música, isso muda sua categoria de DSP para rádio e produtor fonográfico no sentido prático? Tudo me deixa com mais perguntas do que respostas, mas é uma conversa que acho que precisamos ter.

Unreal World

Bem-vindo ao mundo (des)real

O ser humano sempre demonstrou um grande fascínio por personagens fictícios, desde marinheiros que acabaram se afogando perseguindo sereias em outros séculos até o comunidade Otaku, que idolatra personagens de anime.

Fictosexualidade ou Fictofilia é o nome dado pela psicologia a esse fenômeno.

A indústria da música explorou esse fascínio antes (“The Archies” ou “Josie and the Pussycats”).

Gorillaz (criação de Damon Albarn e Jamie Hewlett) é o artista ficcional mais conhecido no mundo de hoje, ganhando prêmios e discos de platina em todo o planeta.

No entanto, a criação de bancos de voz digitais como Vocaloid possibilitou o nascimento de verdadeiros artistas virtuais holográficos como Hatsune Miku, pioneira de um movimento seguido por milhões.

Os artistas virtuais de nova geração não são mais um mercado apenas para o Japão ou a Coreia do Sul,  e estão se tornando um nicho global que a indústria está acompanhando de perto.

As possibilidades são infinitas,  graças à inteligência artificial capaz de imitar a voz humana e recriar a voz de artistas conhecidos, como a Sonantic, adquiridos pelo Spotify há alguns meses.

Combinado com geradores de imagem sofisticados como Unreal ou Deepfake e o Metaverse, esse nicho de mercado se tornará atraente muito em breve.

FN Meka é prova disso; Um rapper virtual com mais de um bilhão de visualizações e 10 milhões seguidores no TikTok.

Seus criadores chegaram a assinar um contrato milionário com a Capitol Records antes de receber uma reação da comunidade negra por causa dos estereótipos representados por este personagem.

Influenciadores virtuais como Magalu (Lu do Magalu) ou Miquela (Lil Miquela) têm contratos com marcas e patrocinadores graças a milhões de seguidores interagindo com eles.

Enquanto isso, artistas como Ash Koosha e Isabella Winthrop estão realizando projetos experimentais como Auximan, onde performers virtuais como Yona são os primeiros passos de um nicho revolucionário.

Qual é o próximo?

O mainstream vai recriar os personagens virtuais de seus artistas mais conhecidos para desenvolve-los nos projetos alternativos do Metaverso aos que eles têm na vida real, e colaborações entre artistas reais e entidades virtuais será uma tendência muito produtiva.

O futuro parece pertencer aos criadores; bem-vindo ao mundo (des)real.