With One Voice - Maio 2023

Disponível em francêsespanhol e inglês

Bem-vindo ao boletim informativo do Conselho Internacional de Criadores de Música (CIAM).

Este mês, aprenda sobre a próxima reunião do CIAM na Cidade do México como parte da Assembleia Geral do CISAC, tecnologia de impressão digital da Pex e uma coluna de convidados sobre a transparência do TikTok do compositor de 'Funny Song', Thomas Hewitt Jones.

Inscreva-se para receber o boletim informativo With One Voice aqui.

With One Voice 2023 05 Mexico

Viva México!

A Cidade do México é um lugar culturalmente mágico e surreal e lar de nossos irmãos e irmãs criativos que pertencem à SACM (Sociedade de Autores e Compositores do México).

Mais uma vez, teremos o privilégio de nos encontrarmos nesta parte do mundo no primeiro encontro que o CIAM ExCo realizará neste 2023, por ocasião da assembleia geral que o CISAC terá também nesta bela cidade.

Muitos temas nos preocupam e se multiplicaram, não só com o crescimento acelerado dos buy-outs ou com o desenvolvimento caótico de novos modelos de inteligência artificial que ameaçam nosso patrimônio criativo, mas também com a eterna luta para que os milhares de criadores que representamos tenham uma justa remuneração por seu trabalho criativo.

Sem dúvida, será um encontro agridoce pela ausência do nosso querido Jörg Evers, que, por muitos anos, foi peça fundamental na evolução e crescimento do CIAM. No entanto, entendemos que a melhor forma de honrar a memória dos que se foram é continuar trilhando o caminho traçado,  e continuar a luta pelos direitos dos criadores.

Além dos tópicos mencionados acima e a pedido de Gadi Oron (Diretor Geral da CISAC) e Eddie Schwartz (Presidente do Conselho do CIAM), teremos uma reunião com diferentes CEOs e Chairs de várias Sociedades de Autores e Compositores de todo o mundo , para aprofundar o trabalho e a missão do CIAM em todo o planeta.

Em nosso próximo boletim informativo, informaremos os resultados de nossa primeira reunião ExCo presencial que acontecerá nos dias 2 e 3 de junho.

Por enquanto, Viva México!

With One Voice 2023 05 Identification

Tecnologia que ajuda os compositores a serem pagos pelo uso de suas músicas em mashups e remixes

A barreira à entrada na produção musical continuou a cair nos últimos anos. Agora que qualquer pessoa com um smartphone, fones de ouvido da Apple e um vídeo TikTok tem a capacidade de criar um sucesso viral no topo da Billboard, entramos em um território fértil para a próxima geração de criadores de mashup. Novos aplicativos de mídia social e criação de música tornam mais fácil do que nunca para qualquer criador de música com pouco ou nenhum conhecimento de direitos autorais usar músicas protegidas por direitos autorais de compositores estabelecidos para criar conteúdo derivado, como mashups e remixes.

Tecnologia que identifica, protege e paga

Seria difícil ou impossível impedir as pessoas de usar música protegida por direitos autorais dessas maneiras, mas vamos examinar como uma nova tecnologia poderosa pode identificar, combinar e pagar compositores e proprietários de direitos pelo uso de suas gravações e composições subjacentes em mashups. Podemos usar a origem do mashup contemporâneo, “A Stroke of Genius”, como exemplo.

Usando as gravações originais de “Genie in a Bottle” e “Hard to Explain”, uma nova empresa chamada Pex é capaz de criar impressões digitais de cada música. Essas impressões digitais são então pesquisadas nos 22 bilhões de pedaços de conteúdo de áudio e vídeo digitalizados da Pex de plataformas de mídia social, incluindo YouTube, Instagram, TikTok e Facebook, revelando todos os remixes, mashups e outros conteúdos de mídia social. A peça final do quebra-cabeças é identificar os detentores dos direitos para que possam ser pagos. O banco de dados enriquecido da Pex contém gravações vinculadas a composições com metadados atualizados,  e permite correspondência precisa de músicas e a capacidade de pagar a todos os detentores de direitos.

Pagar os detentores de direitos é tarefa da empresa irmã da Pex, a RME.

Interessado em saber mais sobre como você pode ser pago quando sua música é usada em mashups, remixes ou outro conteúdo de vídeo e áudio gerado pelo usuário?
Entre em contato com a RME hoje. (link : Reach out to RME today.)

Colunista convidado: Chefe da RME e vice-presidente de produtos da PEX Chris McMurtry

With One Voice 2023 05 TikTok

Uma abordagem séria de "Funny Song"

Escrevi 'Funny Song' em 2017 como uma piada pessoal - e quando um dos meus editores (Cavendish Music) pediu faixas peculiares que se encaixassem em um resumo de 'estranhezas vintage', enviei-as como um pequeno complemento. Ele ficou lá por um ano ou dois, sem fazer muito. Mas em algum momento de 2019, um influenciador francês chamado 'Squeezie' compartilhou com seu milhão de seguidores (acho que os fez sorrir!) como um fonograma. Já vi coisas virais antes e, como você sem dúvida sabe, é impossível prever o que vai virar “febre” na internet. Em algum momento de 2022, a faixa literalmente explodiu e está entre as faixas mais virais da plataforma desde então. Atualmente, aproxima-se de 10 milhões de sincronizações de vídeo, que geraram (no momento da redação) mais de 10 bilhões de streams.

Eu absolutamente amo a ideia por trás do conceito do Tiktok e me sinto justificado de alguma forma pelo fato de a música conduzir o ecossistema da plataforma. A música que se sai bem está indiscutivelmente fazendo isso por conta própria. O problema que nós, criadores, temos é que não há transparência absoluta nos dados gerados por essas plataformas, e o número de vezes em que a música é sincronizada com o conteúdo do vídeo é registrado, mas o número de streams não é adotado como o principal indicador de um sucesso da pista. Portanto, é perfeitamente possível (como é o caso de 'Funny Song') que um número menor de sincronizações (10 milhões) possa gerar cem vezes mais que em streams (1 bilhão). Acredito que existe um forte argumento de que o número de streams é a métrica mais adequada.

Obviamente, qualquer que seja o acordo de royalties, o fornecimento imediato de dados significa que as partes são obrigadas a pagar prontamente. E como criadores de música, precisamos saber que todas as plataformas, editoras e subeditoras estão trabalhando conosco, não contra nós. Além disso, pessoalmente não acredito que não possa haver uma taxa de royalties padrão para tantas plataformas. Em um mundo ideal, as taxas de royalties seriam unificadas de maneira justa e completamente transparente.

Acredito firmemente (assim como muitos de nós) que o valor do esforço humano de qualquer tipo não deve ser gratuito, e o enxerto difícil (de qualquer natureza) deve ser respeitado e valorizado. Atualmente, estou em vários comitês da indústria da música, tentando lutar pelas coisas certas e proteger os direitos dos criadores e editores, além de promover o que acho que é um potencial realmente empolgante para nossa indústria. Conforme declarado acima, os dados devem ser transparentes e os metadados precisam ser precisos. As plataformas E os editores precisam ser responsabilizados. Todos deveriam estar lá para apoiar compositores e compositores, e não o contrário. Não ser capaz de processar dados com rapidez suficiente não é desculpa, especialmente em uma época em que o aprendizado de máquina pode efetivamente plagiar a criatividade humana com o toque de um botão. Um mundo onde a criatividade humana é compreendida, apreciada, permite que floresça e seja apoiada - por sua própria indústria e pelo mundo mais amplo - é inteiramente feliz.

Colunista Convidado: Compositor e produtor musical britânico Thomas Hewitt Jones