With One Voice - Dezembro 2023

Disponível em francêsespanhol e inglês

O CIAM realizou sua primeira Assembleia Geral presencial desde a pandemia no Rio de Janeiro, anunciando o primeiro Prêmio Internacional de Música do Comércio Justo e organizando um acampamento exclusivo de composição feminina. Os esforços para legislar e controlar a inteligência artificial estão a ser explorados em todo o mundo a vários níveis. Finalmente, exploramos como a diversidade é fundamental para preservar a criação humana.

Inscreva-se para receber o boletim informativo With One Voice aqui.

CIAM GA

Abordagem sobre IA e equidade de gênero em foco na Assembleia Geral do CIAM no Brasil

Organizado pela ALCAM, UBC e ABRAMUS, o CIAM realizou sua primeira Assembleia Geral presencial em quatro anos no Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 de novembro. Uma urgência crescente para abordar a questão da inteligência artificial e seus impactos na criação, nos direitos autorais e no futuro dos criadores de música, juntamente com a ênfase contínua na melhoria da igualdade de género, equidade e diversidade foram temas abrangentes em painéis, apresentações e palestras.

“Temos que encontrar uma maneira de manter os criadores humanos no centro”, disse o Professor Daniel Gervais, da Vanderbilt University Law, em palestra sobre IA. Seu apelo também foi refletido pelo Diretor Geral da CISAC, Gadi Oro,  e a  Diretora de Presidentes e Criadores Anna Neale, que ressaltou a ameaça à cultura representada pela IA.

A CISAC tem trabalhado em diretrizes políticas que buscam respeitar os criadores e as obras criativas, ao mesmo tempo em que levanta a questão da IA ​​a nível global, incluindo a OMPI e UNESCO.

O enorme crescimento da indústria musical na região, a força da América Latina como força cultural e criadores emergentes em África foram enfatizados em painéis e palestras. CEOs e criadores de sociedades regionais chamaram a atenção para as contribuições culturais únicas para a música através de gêneros, tradições, e de como a tecnologia está permitindo a descoberta e aspectos de determinados CMOs latino-americanos, incluindo a prestação de cuidados de saúde, que estão conduzindo a culturas musicais vibrantes.

Um painel referente à África destacou a enorme dimensão dos jovens talentos no continente, ao mesmo tempo em que destacou a necessidade de apoio ao desenvolvimento de instituições e sociedades para melhorar a sua visibilidade a nível mundial.

Apesar dos progressos, a desigualdade de remuneração e de oportunidades continua a ser um problema para as mulheres. O painel desafiador relativo ao mercado da música para as mulheres apelou às mesmas para que se apoiassem umas às outras, bem como para que tenham mais confiança em seus talentos.

Isso ficou evidenciado na apresentação de músicas criadas pelo primeiro CIAM Women’s Songwriting Camp, realizado simultaneamente à AG, apresentando mulheres criadores de todo o mundo (Canadá, África do Sul, Dinamarca, Holanda, Brasil, Chile, Argentina e México).

Fair Trade Music International revelou na AG os nomes dos vencedores dos “Prêmio do ano” e “Prêmio pelo conjunto da obra” de 2023. Solange Cesarovna foi premiada com a Conquista do Ano pelo seu papel no estabelecimento da SCM em Cabo Verde,  e como embaixadora e  inspiradora para criadores africanos de música. O fundador da ECSA e do CIAM, o falecido Jörg Evers, foi reconhecido com o Prêmio pelo conjunto da obra,  por seu trabalho incansável e pela defesa, durante décadas, dos direitos dos criadores de música.

FTMI

Vencedores inaugurais do Fair Trade Music International Awards anunciados durante a Assembleia Geral do CIAM

A Fair Trade Music International anunciou seus prêmios inaugurais por contribuições excepcionais aos direitos dos criadores musicais na Assembleia Geral do CIAM no Rio de Janeiro. A compositora cabo-verdiana Solange Cesarnova e o falecido compositor alemão Jörg Evers foram anunciados como ganhadores do prêmio Achievement of the Year e Lifetime Achievement, respectivamente.

Anunciados pelos membros do conselho da FTMI, os prémios reconhecem os compositores e compositores que trabalham incansavelmente para promover e proteger os direitos económicos e morais dos criadores musicais. O Prémio de Realização do Ano de 2023 reconheceu Solange Cesarovna pelo seu papel no estabelecimento de um novo CMO em Cabo Verde, SCM, e por ser uma embaixadora inspiradora para criadores musicais africanos em todo o mundo. O sistema de gestão que ela lidera garante o recebimento de royalties sempre que as músicas são utilizadas, inclusive para plataformas digitais como YouTube, Spotify e TikTok.

O falecido Jörg Evers, fundador da ECSA e do CIAM, foi homenageado pela sua defesa incansável dos criadores, conhecimento abrangente, abordagem intransigente e sinceridade no apoio aos criadores musicais em todo o mundo. Jörg era “nossa estrela do norte”, segundo o presidente do CIAM, Eddie Schwartz. “Sentiremos falta dele como um verdadeiro amigo”, disse o Presidente Honorário do CIAM, Lorenzo Ferrero, ao receber o prêmio pessoalmente em nome da família de Jörg.

Diversity

Diversidade é o único caminho

A hiperconectividade num planeta curioso e sedento de informação como o nosso permitiu que a música se tornasse a única linguagem que podemos comunicar apesar de vivermos cada vez mais divididos.

Hoje, crianças brancas americanas em Kentucky aprendem espanhol com os “corridos tumbados” de Peso Pluma. Ao mesmo tempo, num clube em Amsterdã, Fireboy e Ed Sheeran tocam nos alto-falantes ao ritmo de Afrobeat ou algum estudante no México sonha com o último single do BTS.

O crescimento dos mercados emergentes, como o hispânico nos EUA, México, Coréia do Sul e Brasil mostram que a influência musical se diversificou. Por exemplo, hoje, 40% dos ouvintes nos EUA consomem música que não está em Inglês.

Um continente que se tornará fundamental para a sobrevivência da nossa indústria merece um comentário separado: a África. Até 2050, um em cada quatro habitantes deste planeta será de origem africana. Enquanto a Ásia, a Europa e os EUA verão as suas populações diminuir, a  Africa atingir 2,5 bilhões de habitantes nos próximos 25 anos.

A idade média dos seus habitantes é de apenas 19 anos, enquanto nos EUA e China é de  38 anos, tornando-se o mercado consumidor que mais se desenvolveu,  dentre aqueles países cujos mercados as grandes empresas pretendem conquistar.

E  não é de se admirar que na  África existam mais de 670 milhões de smartphones, sendo que as projeções mostram que nos próximos dez anos, este número duplicará, tornando-se o maior mercado de conteúdo desejável.

A música do continente mais jovem reverbera, tendo surgido novos caminhos em muitos partes do mundo. E,  apesar da instabilidade política de algumas das suas regiões, correntes musicais como o Afrobeat se tornaram tendências globais, com mais de 15 bilhões de streams por ano (dados do Spotify).

Se quisermos preservar a criação humana, a diversidade é a única forma de garantir que a nossa espécie continuará a se comunicar e se relacionar através da linguagem universal de música.

Permita-me o sarcasmo, mas se não começarmos a proteger e nutrir mercados e aos jovens criadores destas áreas, a Inteligência Artificial não terá nenhum lugar para roubar mais ideias nas próximas décadas.

AI

Controlando a IA por meio de políticas e legislação

Este ano, o ChatGPT e a IA generativa desencadearam uma enxurrada de atividades. Sejam criadores de canções, ou apenas estudantes tentando passar nos exames, o advento da IA ​​para as massas tem colocado de cabeça para baixo sociedades em todo o mundo. A rápida transformação pela tecnologia está acontecendo nesse momento, desencadeando gatilhos e respostas sobre como se adaptar, evoluir, acomodar e coexistir. Discussões, painéis, debates e conferências têm sido realizadas em cargos políticos e em órgãos legislativos sobre como equilibrar essas novas tecnologias com pilares de longa data de direitos autorais, licenciamento e remuneração.

Estamos testemunhando em tempo real a evolução destes debates políticos de um país para o outro (incluindo, por exemplo, EUA, Canadá, Reino Unido, China, Japão e Coreia do Sul, entre outros, etc.), e a nível internacional dentro da União Europeia,  no âmbito da Lei da UE sobre IA.

Enquanto um livro poderia ser escrito para resumir as nuances desses debates, passamos a listar quais são os fios comuns que estão sendo tecidos em posições destinadas a proteger os criadores.

Primeiro, o fio condutor é exigir que os criadores e a criação humanos sejam protegidos. Como com outras formas de exploração e uso, um trabalho criativo feito por um ser humano deve ser protegido, mesmo que seja através de sistemas de IA. É fundamental que legislações protejam o valor das obras criadas pelo homem,  num contexto em que a concorrência do conteúdo gerado pela IA pode aumentar.

Em segundo lugar, estes sistemas têm de ser licenciados para a utilização das obras. Assim como no passado com rádio, televisão ou streaming, as empresas serão solicitadas a obter licenças para o uso de obras protegidas por direitos autorais. Isso é tradicional,  e uma nova tecnologia como IA generativa não deve ser uma exceção nas páginas devem estar sujeitas a proteções de direitos autorais de longa data, como é o caso de outros usos da música da história. Novas formas de expandir os direitos humanos criadores para abordar novas tecnologias também devem ser considerados no futuro.

Terceiro, os criadores devem ser capazes de dar consentimento para a utilização das suas obras nestes tecnologias e sistemas de IA. Nada deve ser roubado. Os criadores precisam estar cientes de onde seu trabalho está sendo explorado e de que forma, tanto quanto com tecnologias anteriores.

Quarto, a transparência destas plataformas é imperativa. Os criadores não só saberão onde e como suas obras estarão sendo utilizadas, mas a transparência permitirá dar o devido crédito quando este for devido, permitindo a remuneração pela utilização de suas obras. Transparência também significa permitir rotular o conteúdo gerado por IA,  para garantir que os consumidores saibam e estejam em posição de escolher o que eles querem ouvir.

As ferramentas, sistemas ou plataformas que aderirem a esses princípios comuns, se a história se repetir em si, poderão florescer num ambiente jurídico adequado. É uma reminiscência dos primeiros dias do digital, quando o Limewire, o Napster e a miríade de ramificações do velho oeste emergiram gradualmente com recursos legais e ofertas. Estas ofertas legais evoluíram para os DSPs que temos hoje, ganhando remuneração por criadores, ao invés de explorá-los sem compensação.

A criatividade humana é maravilhosa e magnífica – algo para proteger, encorajar e remunerar mesmo na era da IA ​​generativa.